terça-feira, 21 de abril de 2015

Câmara Municipal realiza audiências públicas a pedido do Vereador Zé Lima

A Câmara Municipal de São Pedro da Água Branca, realizou nos dias 13 e 20 de abril de 2015, audiência públicas no âmbito da Comissão Permanente de Educação, Saúde e Assistência Social.


SAÚDE
A primeira teve como objetivo discutir uma proposta de Plano de Cargos, Carreira e Salários para os Agentes Comunitários de Saúde do Município. Na ocasião, compareceu a Secretária Municipal de Saúde, Sra. Ana Cláudia, que se comprometeu em abrir diálogo com a categorias dos ACS para viabilizar a construção do PCCS.

O vereador Zé Lima avaliou que audiência pública foi positiva, uma vez a categoria dos ACS estava saindo da reunião com o comprometimento tanto Legislativo quanto da Executivo no sentido de elaboração de um PCCS.


EDUCAÇÃO
A segunda, realizada no dia 20, tratou-se do tema Educação de Qualidade: Perspectivas do Plano Municipal de Educação de São Pedro da Água Branca. Foram convidados o Secretário Municipal de Educação, Sr. Ivan Torres, e o Presidente do Sindicato dos Professores, Sr. Carlinhos.

Dentre as questões mais discutidas se destacaram a situação físicas das escolas, a valorização dos professores, a reformulação do PCCS dos professores, a adoção do regime previdenciário municipal e a possibilidade de implantar um sistema de avaliação de desempenho de professores com premiação para aqueles se destacarem positivamente.

Ao final, o vereador Zé Lima ressaltou que "para se chegar a uma educação de qualidade deve ser levado em consideração todos os elementos, aqui levantados: a estrutura física das escolas, formação dos professores, questão salarial, perspectiva de aposentadoria ...etc, mas não podemos deixar de trazer para o centro do debate o principal elemento, o aluno." Destacou ainda, o Vereador Zé Lima: "A educação de qualidade é mais do que aquela que ensina ler, escrever e fazer cálculos. A educação de qualidade é aquela que possibilita a pessoa a viver sua vida em sua inteireza, aprender umas com as outras, lutar pelos seus direitos, cumprir com seus deveres, ter melhor qualidade de vida e lutar por uma sociedade mais justa e solidária."

A reunião contou a participação de vários professores, gestores escolares, supervisores e orientadores pedagógicos.

Presidente da Comissão Permanente de Educação, Saúde e Assistência Social, o vereador Zé Lima/PT havia solicitado a realização das duas Audiências Públicas através de requerimentos aprovados em 06 de abril de 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário