sábado, 22 de junho de 2013

Servidores da Saúde negociam ACT2013: Vereador Zé Lima participa da 1ª reunião ao lado do Sindicato

Ontem (21/06) pela manhã fui procurado pela direção do SINDSAÚDE de São Pedro da Água Branca. Na ocasião a delegada do sindicato, Dulciléia Pereira de Souza, apresentou a minuta de reivindicação dos servidores da saúde e me convidou para participar da reunião de negociação com o governo municipal, marcada também para ontem às 14 horas. Prontamente aceitei. Aliás, eu já havia me colocado à disposição.

O proposta de Acordo Coletivo de Trabalhado apresentada pelo Sindsaúde havia sido protocolada na prefeitura em 27 de março de 2013. No entanto, a primeira reunião foi marda para 21 de junho, ontem.

Não foi possível discutir todos as cláusulas da minuta, nem entrar em consenso em todas as que foram discutidas. Mas houve avanço.

Resumo:
  • Os servidores pretendem um reajuste salarial de 15%. A Prefeitura apresentou uma contra-proposta de 7%. (ainda não ficou definido)
  • Os servidores defendem a redução do número de plantões de 14 para 10. A Prefeitura garante a redução para 11. (definido)
  • A Prefeitura se comprometeu a pagar as Horas Extras nos termos da CLT, mas irá trabalhar para evitar não que haja horas extras.
  • Se comprometeu em fornecer os uniformes para os servidores.
  • Outro ponto definido foi a cláusula que propõe a elaboração de escalas para todas as equipes, respeitando a jornada específica dos servidores, de modo que nenhum setor fique descoberto. 

Para as cláusulas que tratam de piso salarial, incentivo hospitalar,  risco de vida funcional, vale alimentação, a prefeitura não apresentou nenhuma contra proposta.

Outra reunião será agendada para que as negociações continuem.

5 comentários:

  1. Nobre vereador. Os profissionais de saude tem direito a trinta horas semanai,(30). E uma resolucao do conselho federal de enfermagem. Os 11 plantos nao estar deacordo...
    Leve esta informacao para o prefeito e vc tera creditos com a categoria..

    Wagner..

    ResponderExcluir
  2. Parabens ao prefeito 7% é maior que a inflaçao de 2012: que foi 6,5%...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu caro Wagner, o problema dos Profissionais da saúde de São Pedro, não é só a questão de aumento, se é acima ou abaixo da inflação, o problema são as distorções de salário, pra vc. ter uma ideia, zelador(nada contra eles) ganha mais que um técnico de Enfermagem, vigias mais do que Administrativo, agentes de saúde e vigilância Sanitária, motoristas ganham mais que todos de nível médio e trabalham apenas quatro plantões por mês, e o curso que tem é apenas tirar a carteira de Habilitação. Já técnico de Enfermagem que é o pulmão do Hospital tem fazer um curso de 18 meses e ainda pagar um conselho para exercer a profissão. Um dos principais problemas da saúde daqui é isso, pessoas capazes, desvalorizadas sem estimulo nenhum, ou seja a questão funcional está toda ao contrario, pra vc. ter uma noção é como ler uma livro de cabeça pra baixo. tudo está errado, precisa de uma grande organização. bem que os nobres vereadores poderiam ver isso, através de Lei especifica ou emenda em Leis existentes como a estrutura organizacional do Município ou PCCS municipal.

      Excluir
  3. Vossa Excelência foi rápido, logo que soube tomou iniciativa, o que falta é exatamente isso, aproximação do poder Legislativo com as classes representativas, inclusive para que os Sindicatos tenha mais sentido de responsabilidades, já que representam interesses de classes, talvez a luz no fim do túnel seja essa, pelo que se sabe esse Sindicato da Saúde só vai no empurrão, devido a morosidade e passividade da Delegada, segundo os funcionários da Saúde, ela quase não resolve nada devido morar, trabalhar e Estudar em outro Estado, assim pra ela é cômodo, muito bom, usar a licença Sindical com todas as vantagens do cargo para outros fins, deixando os funcionários sem resolução de problemas, dizem que só é vista final de semana, segundo eles com desculpas nada convincente. parece que ela segue a risca aquela frase "Farinha pouca meu pirão primeiro"
    Por isso nobre vereador que é importante a participação de vcs. essa atitude sua de acompanhar essas negociação e digna de elogio e que não pare por ai. Talvez o atraso nessas negociações não seja culpa só do Executivo mais, pode ser de falta de iniciativa de quem representa esse Sindicato.

    ResponderExcluir
  4. Realmente.. o que o amigo Andrade falou acima é de extrema concreticidade. Um motorista tem apenas a função de ser motorista, ou seja tirar a cnh e exercer seu trabalho. É um trabalho complicado e de alto risco assim como o trabalho de uma enfermeira ou alguém de uma enfermagem que precisam de faculdades de medicina, cursos profissionalizantes e cursos técnicos e não apenas tirar a cnh. São serviços que exigem mais concentração e uma maior capacidade técnica e deveriam ser prezados.

    ResponderExcluir