segunda-feira, 8 de abril de 2013

Vereadores decidem convocar Secretário Municipal de Saúde para audiência pública na Câmara Municipal

Sec. Municipal de Saúde
Francisco Taveira Peixoto
A Câmara Municipal de São Pedro da Água Branca, por decisão unânime do Plenário, aprovou nesta segunda (08/04), a convocação do Secretário Municipal de Saúde de São Pedro da Água Branca, Senhor FRANCISCO TAVEIRA PEIXOTO, para que o mesmo compareça a uma audiência pública a ser realizada dia 23 de abril de 2013 às 9:00h da manhã, no Plenário da Câmara Municipal. 


Os vereadores solicitaram que o secretário preste informações sobre: 

1. As condições de funcionamento do Hospital Municipal, no que diz respeito à estrutura física e a condição de trabalho dos seus servidores, bem como sobre os serviços que estão sendo prestados atualmente, e quanto à previsão para funcionamento total do hospital; 

2. Situação do funcionamento do Programa Saúde da Família (PSF); 

3. Situação salarial dos Agentes Comunitários de Saúde, ante da portaria nº 260, de 21 de fevereiro de 2013, do Ministério da Saúde que fixa o valor de R$ 950,00 para incentivo financeiro de Agentes Comunitários de Saúde; 

4. Condições de trabalho para prestação de serviços dos Agentes de Endemias. 

5. Posto de Saúde do Bairro Tocantins – Quais os motivos do não funcionamento. 

A decisão da Câmara Municipal se deu por conta de reclamações populares e informações colhidas pelos vereadores de que o Posto de Saúde do Bairro Tocantins não está mais funcionando e que os serviços prestados no Hospital Municipal estão precários. Além de problemas no Programa Saúde da Família (PSF), bem como diante de problemas enfrentados pelos Agentes Comunitários de Saúde e pelos Agentes de Endemias.

5 comentários:

  1. Tem tanta coisa errada nessa saúde de são pedro que só uma adiencia publica não resolve,tem que tomar decisões a começar pelos secretario ou secretária, pois nenhum dos dois(Peixoto/Maurina) tem o minimo de conhecimento sobre o assunto, senhores vereadores mante-los os dois a frente desta secretaria, é uma afronta a sociedade de São Pedro, um retrocesso, uma coisa tão negativa que vcs nem pode imaginar. A muito tempo hospital não funciona, posto de saúde não funciona, samú é uma bagunça só, Laboratório não funciona, programas não funciona, não é só Endemias não é todos, nada funciona é so na base do faz de conta, então se nada funciona de quem é a culpa? simples não? é má gestão, pessoas despreparadas assumindo cargo sem ser apto. Saúde não é brincadeira não é direito assegurado na CONSTITUIÇÃO. Sabatine bem o secretario, não se convença com palavras decorativas, teoricas, copiadas, e que fique por isso mesmo. Finalizando uma Sugestão: Vcs poderia convidar para essa Audiencia Pública o Sindicato da Saúde e o Conselho Municipal de Saúde para também darem explicações, do por que de serem tão omissos.

    ResponderExcluir
  2. Acho pertinente a sugestão de convidar o CMS. Na próxima sessão apresentarei um requerimento no plenário solicitando o convite do Conselho.

    Obrigado pela visita, exposição e sugestão!

    ResponderExcluir
  3. Vereador Zé Lima, visto essas situações na cidade, sobre o concurso municipal realizado , quando será convocado os classificados?

    ResponderExcluir
  4. Meu Caro,
    Essa é também uma preocupação minha. Também gostaria muito de saber o motivo dessa morosidade e tenho reclamado sobre isso. No entanto, o que se sabe é que o Secretário Municipal de Administração é que seria o responsável pela condução de todo esse processo. A demora na convocação dos concursados prejudicou em especial o início das aulas, principalmente nas creches. Acho que faltou interesse em priorizar a resolução desse problema por parte dos responsáveis.

    ResponderExcluir
  5. Gostaria de saber qual o resultado dessa adiencia, os objetivos foram expostos, mas teve algum efeito? O q declarou o grande Secretário de Saúde? ( a melhor decisão dele seria entregar o cargo, e deixar a saúde de são pedro evoluir).

    ResponderExcluir