segunda-feira, 29 de abril de 2013

Professor Carlim é eleito presidente do SINTEESP

Companheiro do PT vence eleição do SINTEESP com 57% dos votos


O professor Sebastião Firmino, mais conhecido como professor Carlim, foi vitorioso na disputa pela presidência do Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimento de Ensino de São Pedro – SINTEESP, realizada hoje (29/04). 



Professor Carlim, é atualmente Gestor da Escola Municipal Castro Alves, e já fazia parte da diretoria da atual da gestão do sindicato. Sua militância e atuação sindical o credenciaram para a disputa em que obteve 57% dos votos válidos. 

Filiado ao Partido dos Trabalhadores, recebeu total apoio dos companheiros e companheiras do PT.





16 comentários:

  1. Professor Carlim, rapaz bom, de família boa, conheço a muito tempo, mais que poderia dar uma contribuição muito grande a sociedade de São Pedro, perincipalmente a frente do Sindicato, a gente que conhece ele assim como os mesmos da foto acima. tem uma mistura de alegria com tristeza, alegria por ver pessoas da terra a frente de órgão representativo e tristeza, por ver que tal papel será representado por medo, omissão, interesses individuais e possivelmente favorecimento pessoal. E o caso de Luis Macario, Maria do Cabelão, Luza, Raquel. Jhonata, Geraldo, Ivan, Dulcileia (Sindicato da Saúde)José Lima, Neto. enfim Jovens e cidadãos que poderiam fazer a evolução dessa Cidade tão promissora que seus pais sofreram tanto para construir que poderia servir para seus filhos com melhor Educação, Saúde, infra-estrutura enfim, melhores oportunidade. Mais infelizmente uma Cidade que em 16 anos continua praticamente a mesma quantidade de habitantes que foi emancipada, parece que está é encolhendo. Parece que tem mais cães e animais soltos na rua do que gente, vc. anda na praça disputando espaço com cães, e assim é no banco, na Igreja no Hospital, hospital esse que já foi orgulho dessa Cidade hoje mais parece um prédio abandonado ou castelo mal assombrado. Pessoas competente tem mais infelizmente trocam o interesse coletivo da sociedade, as vezas por função sindical, financiamento de carro, lotes, ajuda para curso, favorecimento de parentes até mesmo para conseguir empréstimo consignado vejam que absurdo. digo isso porque conheço a todos independente de qualquer coisa acho que essas pessoas, inteligentes como são, filhos da terra, ex-amigos de todos poderiam resgatar a moral, a ética e a decência deixado por seus pais, valores esses que foram usurpado por alguns políticos ao longo do tempo e aproveitar a oportunidade e deixar um legado de desenvolvimento para essa cidade.
    Finalizando, também moro aqui, a 38 anos e conheço todos vcs e falo isso com conhecimento de causa, sem Bandeira politico partidária.

    ResponderExcluir
  2. Caro Andrade,

    Sua preocupação com os rumos da nossa cidade é pertinente.
    No entanto, atribuir os problemas do município às pessoas acima citadas é uma demonstração de um total DESconhecimento de causa. Da mesma forma o sr demonstra uma ingenuidade política,ao atribuir a essas pessoas a missão de reconstruir a cidade, como se elas fossem a principal força politica a ter influencia no atual governo.
    MEDO, OMISSÃO, INTERESSES INDIVIDUAL, FAVORECIMENTO INDIVIDUAL não fazem parte da luta desses companheiros e dessas companheiras sindicalistas,muito pelo contrário, CORAGEM, AÇÃO, LUTA, DETERMINAÇÃO NA DEFESA DOS TRABALHADORES tem sido a marca dessas pessoas, digo isso porque eu as conheço, por conviver e militar juntos ao longo de muitos anos.
    Não tenho dúvidas que o prof Carlim será um bom presidente e honrará o sinteesp, como sempre fez na sua militancia.

    ResponderExcluir
  3. blz meu companheiro e faço colocar a culpa nos outros quero ver e da a cara enfrenta não posta comentarios mais tudo mbem faz parte da vida;

    ResponderExcluir
  4. Caro Vereador:

    Acho que, Vossa Excelência não entendeu o conteúdo do meu comentário, não coloquei a culpa dos problemas de São Pedro em vcs. não até porque atribui isso a vcs seria muita pretensão. apenas expôs alguns elogios de ordem pessoal porque os conheço. e acho que são pessoas de um grau de inteligência bem elevado. Coragem, ação, luta e determinação na defesa dos trabalhadores, realmente era bandeira dessas pessoas, ou seja “era” mais agora não mais, agora é só comodismo, uma passividade, uma morosidade, que dá até medo, parece que a preocupação é só a blindagem da gestão, gestão essa não muito diferente de todas que passaram, que se vc. Analisar pouco contribui para desenvolvimento do município como um todo. Particularmente ou pessoalmente não tenho nada contra a pessoa do gestor acho até muito esforçado, e nem a pessoa de nenhum de vcs. nem apoio grupo A ou B e como disse não tenho Bandeira político Partidária, apenas usei uma ou duas vezes esse espaço para dar minha opinião e até sugestão: uma cidade como São Pedro completamente isolada sem nenhum apoio logístico, ficando a mercê de problemas políticos ou mesmo politicagem como vossa Excelência frisou que eu demonstro ingenuidade política, dar o parecer que existe mais coisa nessa política que é feita aqui que se possa imaginar, que deixa todos vcs. inertes de braços cruzados. Um exemplo um bom rapaz como o Ivan jovem inteligente sofredor como a maioria das pessoas daqui, tinha tudo para desenvolver um bom trabalho a frente da Educação deste Município, Simplesmente se dar o direito de apenas ocupar o cargo sem a menor autonomia de fazer algo ou colocar suas boas ideias para o bem da Cidade, como sindicalista ele era bem mais atuante. Outro exemplo, aquela Senhora do Sindicato da Saúde, usa a boa fé dos servidores para em nome de uma delegacia sindical usufruir de alguns benefícios deixando os servidores a Deus dará. Falo assim porque acho que essas pessoas que ocupa cargo representativo, independente de quem esteja no poder fizesse seu papel, com ação, determinação, isonomia e tratasse a todos de forma igualitária, deixando de lado a emoção e priorizado a razão,dando direito a quem tem direito. Porque cargo ou função, não dura para sempre, como diz o ditado os Cães ladram e a carruagem passa.
    Nobre Vereador nunca subestime o conhecimento das pessoas, calce as sandálias da humildade afinal de contas vossa excelência é um vereador representante de um povo sofrido que ver na classe política a chance de ter uma melhor qualidade de Vida.
    O senhor me conhece apenas pelo meu sobrenome, mais espero ter a oportunidade de discutirmos Administrativamente, os problemas inerentes a esta promissora Cidade.

    Grato.


    ResponderExcluir
  5. Eu acho que tanto o vereador quanto o Andrade estão certos e pelo que vejo estão falando da mesma coisa. Concordo com Andrade quando ele fala das qualidades positivas do vereador e dos seus colegas, como o ivan. Eu também acho que eles estão não calados, mas estão digamos que "atados". Eu sei que eles tem potencial pra desempenharem um bom trabalho e contribuir mais com a nossa cidade, com o nosso povo. Acho que o vereador zé lima quis dizer que ele e seus amigos do sindicato e do PT não tem muito espaço no governo do vanderlucio, quando ele disse que não são a principal força politica desse governo. Eu discordo quando o andrade diz o vereador tem que calçar as sandálias da humildade, pq eu vejo o zé lima ainda é um dos vereadores mais humildes, quer dizer pelo menos põe a cara pra bater, ou seja debate tanto na camara como aqui no seu blog. Mas pra encerrar eu acho que se o ivan tivesse a oportunidade, espaço, autonomia, concerteza ele faria um bom trabalho.

    ResponderExcluir
  6. Parte 1
    Sr Andrade

    Confesso que o ideal seria uma conversa pessoalmente para discutirmos bem esse assunto.

    Relendo seus comentários pude observar sua preocupação com a atuação ou posicionamentos de algumas pessoas/lideranças em relação ao governo de Vanderúcio. Dentre as pessoas citadas por você estão 4 lideranças sindicais (Maria do Cabelão – STTR, Dulciléia – SINDSAÚDE, Luis Macário – ex-presidente SINTEESP, Carlim – presidente SINTEESP); outras 5 pessoas estão dentro do governo, sendo: 2 Secretários (Geraldo – Administração e Ivan – Educação), 1 Secretário-adjunto ( Neto – Educação), 1 Diretor de Escola – (Luza); Diretor de Departamento (Jonas – tributo). A Raquel não tem cargo no governo. E eu Vereador (outro Poder).

    São todas elas pessoas sãopedrenses, e é inegável que algumas são mais guerreiras que outras no diz respeito a lutar pela coletividade.

    Diretamente você destacou apenas um Secretário, ou seja, Você bem destacou sua percepção em relação ao trabalho do Ivan enquanto Sec. de Educação.
    E realmente, você está certo ao verificar a falta de autonomia dada ao Secretário Ivan. Essa é uma preocupação minha e de alguns companheiros, e temos levado essa discussão ao prefeito em várias ocasiões. Eu particularmente tenho um claro posicionamento contrário à concentração de poder na “mão do prefeito” que chama todo o poder pra si, chegando ao ponto de prejudicar seu próprio governo. Garanto que esse não é o modelo de administração de sonhamos ou que queremos (falo, eu e meus companheiros e companheiras). Defendemos um governo descentralizado e mais democrático, com secretarias autônomas e com transparência.

    Mesmo com toda dificuldade, a Secretaria ocupada pelo Companheiro Ivan, tem sido a que mais vem conseguindo mostrar algo de concreto. Posso citar alguns programas/projetos que foram conquistados via Secretaria de Educação com o esforço do Secretário e sua equipe, por exemplo: a construção das QUARDRAS POLIESPORTIVAS nas escolas, ÔNIBUS ESCOLAR, CONATRUÇÃO DE CRECHES (ainda em andamento); Recursos para as Escolas (por Exemplo: quase 200mil reais em 2012, e quase 80 mil em 2011); Curso de Formação de Gestores; dentre outros. No entanto o prefeito em momento algum se refere a essas conquistas como sendo via Sec Educação. Da mesma forma que o Secretário e sua equipe não faz questão de “aparecer”.

    Continua...

    ResponderExcluir
  7. Parte 2

    Continuando...

    A essa altura, você deve está se perguntando: e porque que vocês ainda estão no governo, mesmo discordando do modelo? Te respondo com toda sinceridade: Porque lutamos para chegar ao governo, e iremos ficar porque este governo também nos pertence.Este governo não foi conquistado só pelo próprio Vanderlucio, embora ele se comporte como se tivesse conquistado sozinho, uma vez que quer governar sozinho, ou seja, não dá autonomia para os secretários. Não podermos obrigar o prefeito a fazer do jeito que queremos, pois seria muita pretensão, mas podemos fazer o melhor possível dentro do espaço que ocuparmos. A situação não se resolveria com a nossa retirada do governo, mas sem dúvidas ficaria muito pior. Pra te falar a verdade, creio que o prefeito gostaria que nós não estivéssemos no seu governo, assim ele ficaria muito a vontade pra centralizar ainda mais seu governo e governar sem critérios. (OBS: Quando falo NÓS, me refiro aos companheiros do PT, Sindicatos).

    Caro Andrade, quando eu disse que aquelas pessoas são de coragem, ação, luta, determinação... eu quis dizer que mesmo no governo agente continua fazendo o enfrentamento, só que internamente, que neste caso apenas quem está no governo consegue perceber isso. Quando eu disse que não somos a principal força política era disso que eu estava falando. Talvez eu não tenha me expressado bem ao utilizar o termo “Ingenuidade Política” para tentar explicar isso. Nós nos incomodamos com o modelo de administração e nossa incomodação incomoda o prefeito e isso é claro. Somos os mesmos. O fato de antes sermos dirigentes sindicais/oposição e hoje sermos governos não nos transformou.

    Não tenho dúvidas de que tem algumas pessoas que ocupam cargos importantes neste governo e que se sujeitam a situações de submissão sem fazer sequer um questionamento. Algumas até se submete a fazer o trabalho de “falar mal” da gente pra ganhar crédito com o prefeito. Mas, por outro lado há pessoas que enfrentam, que questionam, que procuram fazer o melhor trabalho possível dentro duas funções independentemente de receber reconhecimento por parte do chefe do executivo ou mesmo por parte da comunidade, ou mesmo sem receber o devido suporte para tal função.

    Como te disse no começo, esse seria um assunto para uma boa conversa pessoalmente. Coloco-me a disposição.

    ResponderExcluir
  8. Gostei de ver Zé Lima vc foi bem sincero. Eu mesmo num entendia bem a situação de vcs.

    ResponderExcluir
  9. Nobre Vereador:
    A capacidade do Ivan é inegável, assim como a de vossa Excelência, acho que são pessoas preparadas para assumir qualquer cargo público, mais quanto aos ocupantes da Sec. Administração, Sindsaúde e tributos, infelizmente na minha modesta opinião não posso dizer o mesmo, quando me referir a eles era em outro contexto. Esse modelo de gestão aqui implantado é arcaico, centralização de poder isso não existe mais, é ultrapassado, todos os mandatos nessa curta historia de São Pedro foram assim, e não funciona, veja o resultado de nossa Cidade, cria-se uma bairro e acaba-se outro. o desenvolvimento é muito pequeno, se observamos a nossa localização, clima e outras riqueza que nós temos. Sei que é possível estar no Governo sem se corromper, mais enfretamento interno não funciona, ninguém mais do que Vossa Excelência sabe, que o poder emana do povo e somente com a participação popular as coisas se resolve e o povo só se manifesta se tiver boas lideranças tomando a frente. São Pedro tem tudo para dar certo, veja só aqui é uma das poucas cidades, onde existe os três poderes constituídos, Legislativo, Executivo e Judiciário. Como dizia Martin Luther King "O que mais preocupa não é o grito dos violentos, dos corruptos, dos desonestos, dos sem - caráter, dos sem - ética. O que mais preocupa é o silêncio dos bons." Não vou me alongar muito não, mais vejamos que por mais que seja bem intencionado o atual gestor observo que ele não pratica o feedback ( “retorno” ) da demonstração de confiança que o povo deu a ele já que não confia em ninguém. quando quase metade das Secretarias, Obras, finanças, Ação Social, mais departamento de compras. São presenteada a irmão, esposa, e filhos. Se fossem pelo menos pessoas com formação ou conhecimento técnico até que ia, isso é de doer, nada contra a pessoa dele, mais são cargos públicos e não de ordem particular, isso vai ao completo desacordo com os princípios da Administração Pública, art. 37 da Constituição.

    ResponderExcluir
  10. Prezado Andrade,

    Vejo que concordamos com a problemática que diz respeito ao modelo de gestão adotado pelo Vanderlucio, que pouco ou nada tem a ver com o modelo de gestão indicado para os tempos de hoje.
    Também concordo com você no que se refere ao clima e riquezas que temos, que não são potencializado pela prefeitura através de politicas publicas. E não são, porque isso requer, dentre outros requesitos, planejamento, estudo, dedicação por parte do gestor. Ou seja, isso dá muito trabalho e o resultado é a longo prazo, e os governos que até agora tivemos não fazem planejamento, dedicam-se praticamente a aguardar as transferências constitucionais e correr atras de convênios para obras. Não tivemos ainda gestores que tivesse o entendimento que é possível/necessário potencializar o pequeno produtor, no sentido de garantir renda e consequentemente uma melhor qualidade de vida. Para isso existem meios a disposição, inclusive recursos do governo federal que tem feito a parte dele.
    Quanto ao enfrentamento interno, entendo que seja ele necessário num primeiro momento, até porque não convêm num primeiro instante externalizar para a sociedade uma preocupação que se acha que pode ser resolvida sem alarde.
    No entanto, neste segundo mandato de Vanderlucio as marcas de centralização de poder nele mesmo, vem se acentuando mais ainda. A falta de autonomia dada aos secretários é uma revelação de que ele não confia em ninguém. Como se sabe o PT ocupa o Cargo de Sec de Educação, e tem dois vereadores que compõem a base do governo. Nossa intenção não é meramente fazer parte do governo, mas sim governar junto. Por isso, não é de se estranhar discutirmos se está valendo a pena ou não está neste governo.
    De minha parte, continuarei me manisfestando a favor da adoção de governo descentralizado, democrático e transparente até que haja esperança de reverter essa situação.

    ResponderExcluir
  11. Acho que o vereador Zé Lima, é tremendo cara de pau que vem com essa lega lenga de tirar uma de puritano sabido, tentando tapar o sol com peneira. Ninguem cai mais nessa não vereador, o exemplo esta na sua reeleição, agradeça a centralização do poder por parte que investiu pesadamente comprando voto para o sr. Agradeça também pelo nepotismo que vc tanto brigou e hoje usa descaradamente. Vc deveria nem dá opinião qdo alguém fizesse algum comentário para defender essa corsa e o prefeito é que esta certo pq se deixar, vocês fazem como fizeram com outros governo, entra, apoia e derruba. Me diga se é mentira?

    ResponderExcluir
  12. Zé Lima vc tem meu apoio e o apoio muita gente que confia em vc. As pessoas votaram em vc foi pq acreditaram em vc e conhece a história politica de sua excelência. Esse ANONIMO que falou mal de vc é mais um daqueles que não gostam do seu estilo verdadeiro. Eu moro em São Pedro e votei em vc e no Vanderlucio e acho que todos os vereadores deveriam pressionar o prefeito pra ele democratizar a administração e ser mais transparente. Sei que vc num tá sendo contra o prefeito mas tá só dizendo como ele deveria fazer e vc tá certíssimo.

    Abraço meu vereador

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É o que dá a gente ter que aguentar esse bandos de puxa-sacos de prefeito e vereador corrupto. Tu ja viu babacão vereador corrupto ter estilo, só se for o estilo da fiat em sua caragem. É por isso que São Pedro não vai a lugar nenhum, pq todo mundo passa a mão, toma e sai rindo.

      Excluir
  13. Nobre Vereador:

    Um simples comentário a cerca da eleição do professor CARLIN, gerou algumas discussões, isso é muito bom, pro senhor ver que o povo está urgentemente precisando de uma luz, de um caminho.
    Analisando a carreira política do atual Gestor em nossa Cidade, pude observar que ou ele tem muita sorte ou povo daqui é muito inocente, Num comparativo com gestores que o antecederam, algumas coisas são idênticas, por exemplo: nenhum deles tem escolaridade, se tem é muito pouco, achei um absurdo ao verificar declaração de bens na pagina do TRE do atual gestor quando candidato, no campo escolaridade estar lá somente ler e escreve, meu Deus como é que pode isso? olha onde está o destino desta Cidade em pleno século XXI. Outras coincidências são os governos fracos, centralizados, sem perspectivas de evolução eles agem não como Gestores, mais parece que como “Donos de Prefeitura”. Fica a pergunta de quem é a culpa? não sei se vossa Excelência e seus companheiros se sentem confortáveis com isso, mais Reflitam, pensem bem, será se vcs. Não estão servindo apenas de trampolim ou escada, para o enriquecimento de algumas pessoas? que caíram de para quedas aqui,(Gestor, Secretário finanças, rapaz da loja de moveis, agiotas e outros). Outra observação secretaria de finanças, pra que num lugar desses? Mais já que tem, o objetivo deveria ser cuidar das finanças e orçamento do Município, para que o erário público, fosse aplicado, (falei aplicado) da melhor forma possível sem desperdício algum, e sim transformado em beneficio na Saúde, Educação, Infraestrutura e assistência social. Mais não, colocam uma pessoa praticamente leigo no assunto que faz totalmente ao contrario. parece que gasta mais com farras e bebedeiras que com nossa saúde. Finanças é um cargo que deveria ser ocupado no mínimo por alguém com formação em Economia. Vou usar mais uma vez dito popular, entregar prefeitura a pessoas assim sem conhecimento. e o mesmo que entregar galinheiro para raposa vigiar.
    Nobre Vereador, há saída sim, mobilize esse presidente da Camara, e seu colegas vereadores, mobilize essas comissões que existe na camara, convoque secretários, diretores, sindicatos, conselhos, exijam que mostre serviços, denuncie no MP, que vai. se necessário for façam CPI, qualquer sinal de manisfestação de vcs, verão que as coisas melhoram. Tá na hora do vereador Francildo parar de comemorar a eleição e começar a mostrar a que veio, tenho certeza que tem muito a contribuir para nossa cidade.

    Grato, por hoje só.

    ResponderExcluir
  14. Andrade - Gostei do seu molejo as as letras, de certo ponto bem colocadas, agora não pense que isso vai convencer algum desses edis e convence-los de que não estão se dando bem. Esses caras pálidas (vereadores e secretários, diretores e demais puxas)estão pouco se lixando para a população. Ora! se o próprio prefeito que é campeão nacional de desrespeito para com a justiça, diz em bom e alto som que juízes, promotores e demais autoridades judiciárias que não sabem de nada e só servem para prejudicar o progresso da cidade, e por ai vai. Imagine o resto. Por isso Andrade, qualquer tentativa de conscientização é mera utopia. São Pedro da Água Branca é hoje uma cidade fértil pelo ótimo período de chuvas e comunidade não tem o plantar, os programas de geração de renda existem, mas a grana esta nos boldos de alguns engomadinhos que aparecem por ai que ninguém de onde saiu com seus carrões a custa do suor do nosso trabalhador. Enquanto isso ANDRADE, o que se vê são as mãos abanano o nosso rico dindim nas farras desenfreadas do nepotismo aprovado por esse vereadores "situcionistas" que nada fazem, só participam.

    ResponderExcluir
  15. eu discordo desse carlinho vereador porque ele não presta ele e mais vagabundo do que o luiz macario então merda por merda deixava o luiz

    ResponderExcluir