sexta-feira, 22 de março de 2013

Suzano Papel e Celulose e as estradas em péssimas condições de conservação

Vereadores de São Pedro, Vila Nova, Cidelândia e S. Francisco do Brejão discutem sobre os riscos  do transporte de madeira pela empresa Suzano Papel e Celulose através das estradas em péssimas condições conservação e buscam soluções.

Como já se sabe, a empresa Suzano Papel e Celulose está em fase de conclusão de uma de suas unidades que está sendo instalada em Imperatriz-Ma.  Segundo informativo da própria empresa através do site oficial "ao final de 2013, o Maranhão terá uma das mais modernas fábricas de celulose do mundo, com capacidade de produção de 1,5 milhão de toneladas/ano de celulose para exportação, totalmente autossuficiente em energia e que terá gerado mais de 15 mil empregos. A formação florestal está em andamento e os cursos de formação de pessoas já capacitaram mais de mil profissionais".

A matéria-prima a ser utilizada nesta grande fábrica trata-se da floresta de eucalipto cultivado principalmente nos municípios de São Pedro da Água Branca, Vila Nova dos Martírios, Cidelândia, e São Francisco do Brejão.

A preocupação levantada pelos vereadores destes municípios se diz respeito as péssimas condições das estradas por onde serão transportada esta madeira até a fábrica.

Em especial, a estrada do "corredor" São Pedro - Vila Nova - Cidelândia - BR 010, (aproximadamente 110 quilômetros) encontra-se esburacada e muito estreita. A situação irá piorar mais ainda quando diariamente estiver passando por ela inúmeras carretas (bitrêns) transportando eucalipto até Imperatriz.

Não é difícil imaginar que o trânsito irá piorar e que aumentará os riscos de acidentes se não melhorarmos as condições  das estradas e disciplinarmos horários para o tráfego das carretas da Suzano Papel e Celulose. Pois essa é a única estrada que dá acesso às cidades de Imperatriz e Açailândia (os centros comerciais e acadêmicos da região) para onde viajam todos dias centenas ou até milhares de pessoas.

Audiência Pública realizada na Câmara Municipal de São Pedro em 18 de março de 2013
A Câmara Municipal de São Pedro da Água Branca realizou na última segunda feira (18/03) audiência pública para discutirmos esta problemática com a população do Município. Da mesma forma os vereadores das cidades citadas também estão discutindo com seus munícipes.

Na última quinta-feira (21/03) aconteceu em Imperatriz,uma reunião com vereadores representantes desses municípios para planejamento de ações sobre esse tema. Ficou certo que será agendada uma audiência com o Secretário de Infraestrutura do Governo Estadual, Sr. Luis Fernando, para solicitar providências quanto a reforma das estradas.


Um comentário:

  1. Muito boa a iniciativa, as estradas que ligam as exportações deste tipo de serviço está precisando mesmo de manutenções, Otmo trabalho que a prefeitura de são pedro e a camra municipal de vereadores estão fazendo, Parabéns vereador zé lima seu trabalho está muito bom, e parabéns novamente pelo blog continue assim, e mantenha-nos atualizado das noticias.

    ResponderExcluir