terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Vereador Zé Lima recebe representantes do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde


Vereador Zé Lima,  Airan, Edem e Paulo

O vereador Zé Lima recebeu nesta terça (31/01), às 12:00h,  em sua residência os representantes do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde do Município de São Pedro da Água Branca.

Os sindicalistas discutiram com o vereador sobre as responsabilidades do município com Agentes Comunitários de Saúde, apresentaram algumas demandas da classe a serem levadas ao prefeito municipal e pediram o apoio e empenho do vereador Zé Lima na defesa de melhores de condições de trabalho para a categoria.

Os Agentes Comunitários de Saúde reivindicam o pagamento do 13º, Salário Família, 1/3 de férias, Gratificações por serviços prestados diversos daqueles específicos da profissão. Além disso, cobram também do município a promoção de capacitações para os agentes, bem como a disponibilização de uniformes e equipamentos de trabalho.

O vereador Zé Lima assumiu o compromisso de fazer a defesa dos interesses dos Agentes Comunitários de Saúde por entender que, o que eles estão reivindicando são garantias de todo e qualquer funcionários público.


segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

PT DEFINE CANDIDATURA PRÓPRIA EM IMPERATRIZ


Em reunião de seu Diretório Municipal realizada neste sábado, 28, o Partido dos Trabalhadores decidiu, por unanimidade, lançar candidatura própria às eleições majoritárias de 2012 em Imperatriz. A reunião contou, também, com a presença de pré-candidatos a vereador do partido, além do presidente de honra do PT-MA, Manoel da Conceição, um dos fundadores do Partido em nível nacional.
Tendo como pauta principal a escolha do pré-candidato a prefeito às eleições deste ano, a reunião, presidida pelo presidente do DM-Imperatriz, André Santos, depois de mais de duas horas de discussão sobre as pré-candidaturas do jornalista e historiador Adalberto Franklin, do coordenador do CESI-UEMA, professor Expedito Barroso, e da ex-deputada federal Terezinha Fernandes, e do cenário político local, foi encerrada com a decisão anunciar publicamente o nome escolhido somente no dia 10 de fevereiro, véspera do dia de pré-lançamento dessa candidatura, que ocorrerá no dia 11, durante as comemorações do trigésimo-segundo aniversário do Partido dos Trabalhadores. 
Fonte: Sec. Comunicação do PT-Imperatriz

sábado, 28 de janeiro de 2012

Prefeitura realiza 4ª Trilha da Aventura, Hoje e Amanhã!

A Trilha da Aventura realizada pela Prefeitura de São Pedro da Água Branca já está em sua 4ª Edição.
O evento vem se tornando uma das atrações no município, com "aventureiros" de cidades de vários estados.


quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Governador em exercício inaugura SPA para portadores de transtornos mentais

Portadores de transtornos mentais e usuários de crack, álcool e outras drogas, atendidos no Hospital Nina Rodrigues, em São Luís, passam a contar, a partir desta quarta-feira (25), com um novo modelo de assistência e melhor qualidade no acolhimento. As melhorias são resultado da inauguração do Serviço de Pronto Atendimento (SPA), realizada pelo governador em exercício, Washington Oliveira, e pelo secretário de Estado da Saúde, Ricardo Murad. O SPA funcionará 24 horas com classificação de risco dos problemas mentais decorrentes do uso e abuso de drogas e outras alterações psiquiátricas.

"É um orgulho estarmos inaugurando mais esse serviço na área de saúde mental. É uma verdadeira revolução na saúde o que o governo está fazendo. O que estamos vendo, hoje, no Maranhão é uma saúde pública de boa qualidade, que é o nosso objetivo maior", disse Washington Oliveira.

Participaram ainda da inauguração o diretor do hospital, Rui Cruz; secretários de Estado e deputados estaduais. Um coral formado por pacientes do hospital, que participam da oficina de música, abriu a solenidade. Em seguida, internos que participam da oficina de pintura homenagearam o governador em exercício e o secretário de saúde com quadros pintados por eles.

O Hospital Nina Rodrigues é a porta de entrada para serviços e atendimento mental. O secretário Ricardo Murad destacou que os avanços agora são nesta área. "Nós estamos dando prioridade absoluta para que o Estado tenha uma rede integrada com uma oferta de serviço de qualidade. O nosso esforço grande é na assistência a pessoas que têm dependência química, principalmente em relação ao crack que hoje é uma epidemia que preocupa o mundo inteiro. Temos relato de mais de 170 municípios aonde o crack já chegou, é uma praga e, como tal, precisa ser combatida", disse o secretário.

Ricardo Murad destacou que a rede de assistência que está sendo montada pelo governo precisa ter a articulação com a municipal. "O município tem quer fazer a sua parte para que se tenha atenção integral aos dependentes químicos, para que possamos dar a eles um tratamento de qualidade gratuito dentro da rede dos SUS".

Atendimento digno

O diretor do Hospital, Rui Cruz, contou quer o SPA vai garantir aos pacientes um atendimento digno em um ambiente todo climatizado e leitos de observação que vão possibilitar uma melhor avaliação do quadro do paciente para o caminhamento ao serviço adequado. "O hospital realiza uma média de 300 atendimentos/dia e 900 pessoas procuram o local para marcação de consulta, diariamente. Com essas melhorias vamos oferecer um serviço com mais qualidade", disse.

Ele observou que o atendimento digno a população foi iniciado em 2001 quando a governadora Roseana Sarney mandou quebrar os muros do hospital. "A partir daí o hospital passou a olhar e a ser visto pela sociedade", lembrou Rui Cruz.

O SPA vai funcionar ao molde das UPAs, 24 horas por dia. É uma unidade modelo, com tudo que se dispõe de mais moderno para garantir essa assistência. A classificação dos pacientes contará com a retaguarda de leitos com tempo de permanência de até 72 horas. Após o período de observação será garantida a continuidade e o tratamento devido, podendo os casos após avaliação clínica serem encaminhados para os CAPs, ambulatórios ou unidades de saúde que façam parte da Estratégia Saúde da Família, além das clínicas conveniadas ao Sistema Único de Saúde (SUS).

No local haverá uma equipe multiprofissional formada por psicólogos, psiquiatras, enfermeiros, assistentes sociais e terapeutas ocupacionais que estarão trabalhando no atendimento da clientela durante o período de observação. São cinco enfermarias climatizadas com rede de oxigênio e ar comprimido, banheiros adaptados para cadeirantes e equipamentos de suporte para monitoramento cardiorrespiratório.

Ricardo Murad informou que agora o hospital vai sofrer uma grande intervenção para quer se tenha uma área de desintoxicação e de internação clinica, para atender aos pacientes que vão necessitar dessa assistência. Ele adiantou também que em março será realizado um fórum estadual com todas as secretarias de Estado envolvidas e as comunidades, por meio de ONGs e associações ligadas a problemática do crack, para que seja formada uma ampla rede capaz de dar assistência aos pacientes, desde as áreas mais remotas até as grandes cidades do interior.

Novas inaugurações

A agenda de inaugurações na área de saúde, iniciada na terça-feira (24), continua, nesta quinta-feira (26), com a entrega do ambulatório do Complexo de Saúde da Cidade Operária. Na sexta-feira (27) será a inauguração de 25 leitos de Unidades de Cuidados Intermediários (UCI) e 10 de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital Carlos Macieira.

O ambulatório do Complexo de Saúde da Cidade Operária vai contar com 14 consultórios, oferecendo serviços ambulatoriais nas áreas de clínica médica, ginecologia, gastroenterologia, pediatria, ortopedia, cardiologia, otorrinolaringologia, neurologia, pneumologia, odontologia, geriatria, proctologia e exames de ultrasonografia.

No que se refere às inaugurações no Hospital Carlos Macieira, o secretário, Ricardo Murad, explicou que o mesmo faz parte da rede estadual de saúde, não atendendo mais exclusivamente ao funcionalismo público do Estado, mas a toda a população por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).



Lula visita Reinaldo Gianecchini em Hospital

Tratando um câncer no sistema linfático desde o mês de agosto de 2011, o ator Reinaldo Gianecchini recebeu uma ilustre visita nesta quarta-feira, no hospital Sírio Libanês: o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva.
O político também está tratando da doença no mesmo estabelecimento, na cidade de São Paulo.
Quem também acompanhou o encontro, que durou aproximadamente meia hora, foi a mulher de Lula, Marisa Letícia, além da mãe do ator globalHeloísa Helena Gianecchini.
Reinaldo está internado no Sírio Libanês para a realização de um auto-transplante de medula óssea. Segundo um boletim médico apresentado nesta última segunda-feira (23), a estimativa é que o ator receba alta nos próximos dias.
O boletim afirmava que o “paciente apresentou recuperação da função da medula óssea e passa bem”.
No caso do ex-presidente Lula, ele foi diagnosticado com um tumor na laringa, no dia 29 de outubro de 2011. Desde este período, ele está passando por sessões de quimioterapia no hospital Sírio Libanês.

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Governo vai aprofundar busca ativa para tirar 320 mil famílias da pobreza extrema em 2012

O Plano Brasil Sem Miséria vai aprofundar a estratégia da busca ativa para tirar 320 mil famílias da pobreza extrema em 2012. A meta foi definida hoje (19) na reunião convocada pela presidenta Dilma no Palácio do Planalto. Segundo a ministra do Desenvolvimento Social, Tereza Campello, o governo federal também pretende firmar novos pactos com os estados para complementar a renda das famílias localizadas pelo Brasil Sem Miséria. Ela lembrou que nove estados já participam do Plano.
“Essa estratégia é muito importante, porque não só unifica os cadastros, mas complementa a renda. Em 2012, só com esses nove estados que já assinaram o pacto com o governo federal, já teremos 450 mil famílias recebendo o Bolsa Família e a complementação. São 250 mil só no Rio de Janeiro. Essa ação continua e nós vamos conversar com os governos estaduais projetando que podemos ter novos estados participando dessa ação”, explicou a ministra em entrevista coletiva após a reunião com a presidenta Dilma e representantes dos ministérios que participam do Plano.
Segundo Tereza Campello, a presidenta Dilma orientou que as ações do Brasil Sem Miséria voltadas para as crianças de zero a cinco anos sejam fortalecidas. Outra estratégia discutida na reunião foi o atendimento a 250 mil famílias de agricultores rurais extremamente pobres. De acordo com a ministra, 85% dessas famílias estão no Nordeste.
“Vamos começar essa agenda voltada aos agricultores familiares já em 2012 com assistência técnica, distribuição de sementes e instalação de cisternas garantindo que a gente possa atender essas famílias com qualidade.”
Balanço - O Brasil Sem Miséria superou, em seis meses, todas as suas metas. Entre junho e dezembro de 2011, 407 mil famílias em situação de pobreza extrema foram localizadas pela busca ativa. As famílias foram incluídas no Cadastro Único de Programas Sociais para receber o Bolsa Família.
O Plano também incluiu 1,3 milhão de crianças e adolescentes no Bolsa Família por meio da ampliação dos benefícios concedidos às famílias com filhos de até 15 anos.
Outras ações do Brasil Sem Miséria em 2011 foram a instalação de 315 mil cisternas, a participação de 82 mil novos agricultores no Programa de Aquisição de Alimentos, e a criação de 61 mil vagas do Pronatec.

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

PT de Imperatriz define data para apresentação do pré-candidato a prefeito

Em reunião no final da semana passada, o Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores (PT) de Imperatriz definiu a data de lançamento do seu pré-candidato a prefeito nas eleições deste ano. O anúncio será feito durante a solenidade de aniversário de 32 anos do Partido, que será realizada dia 11 de fevereiro.

Há mais de seis meses, três petistas foram indicados pela direção do próprio partido como pré-candidatos: a ex-deputada Teresinha Fernandes, o professor e diretor do campus local da Uema, Expedito Barroso, e o jornalista e historiador Adalberto Franklin. Em reunião marcada para o próximo dia 28, em que deverão comparecer os três indicados, será buscada uma definição por consenso.

O Diretório Nacional do PT, que definiu como eleger 500 prefeitos nas eleições de outubro, escolheu duas cidades maranhenses como prioritárias no processo eleitoral deste ano: São Luís e Imperatriz. É desejo do DN que nessas cidades o PT tenha candidatura própria, ou, em último caso, integre uma coligação com partidos do "arco de alianças" do Governo Federal. Um representante da direção nacional já faz o acompanhamento do processo eleitoral dessas cidades. Por decisão prévia, o DM de Imperatriz rejeitou aliança com partidos historicamente aliados ou que dão sustentação ao Governo do Estado.

Fonte: Sec. Comunicação DM/Imperatriz

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Antonio Erismar do PT é o prefeito de Açailândia


Hoje pela manhã Antonio Erismar/PT tomou posse como prefeito de Açailândia, e ficará no cargo por um período de 60 dias enquanto o prefeito licenciado Ildemar Gonçalves faz tratamento de saúde em São Paulo.

O vereador Zé Lima prestigiou a cerimônia de posse. Também compareceram o Deputado Estadual Zé Carlos do PT, o presidente Estadual do PT Raimundo Monteiro.

domingo, 15 de janeiro de 2012

Paulo Romão toma posse como Secretário Estadual da JPT do Maranhão

Composição da mesa no ato de posse Paulo Romão

Hoje (15/01) tive a honra de participar do ato de posse do novo Secretário Estadual da Juventude Petista - JPT do Maranhão,  Paulo Romão Meireles Neto. A cerimônia foi realizada, por volta de meio dia na cidade de Buriticupu-MA.

Participaram do evento o novo Secretário Nacional da JPT, Jeferson Lima, o presidente do Diretório Estadual do PT do Maranhão, Raimundo Monteiro, o Vice Prefeito de Açailândia, Antonio Erismar, Secretária Adjunta de Educação do Estado, Virna Teixeira e secretários municipais da JPT de várias cidades além autoridades políticas da cidade de Buriticupu.

Estive acompanhado da minha esposa Vanderléia, minha Cunhada Wandelúcia e do Secretário Municipal da JPT de São Pedro da Água Branca, Marcos Cruz.


Marcos Cruz, Paulo Romão, vereador Zé Lima

Marcos, Paulo, Wanderlucia, Vanderléia e Zé Lima