domingo, 5 de junho de 2011

Vice-governador e secretário apresentam Programa de Erradicação da Pobreza do Governo em Brasília

Washington Luiz e Francisco Gomes durante audiência com a Ministra

O vice-governador Washington Luiz e o secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Francisco Gomes, entregaram, na quinta-feira (2), na sede do Ministério do Desenvolvimento Social, em Brasília, o Programa de Erradicação da Miséria do Governo do Maranhão à secretária Extraordinária de Superação da Extrema Pobreza, Ana Fonseca. Pela manhã, eles participaram, no Palácio do Planalto, da solenidade de lançamento do Plano Brasil Sem Miséria com a participação da presidenta Dilma Rousseff e da ministra Tereza Campello.

Nos mesmos moldes do Plano Federal, o Programa de Erradicação da Pobreza do Governo do Maranhão foi recebido com muito entusiasmo pela equipe da nova Secretaria Extraordinária de Superação da Extrema Pobreza, criada especialmente para cuidar do novo projeto. "O Maranhão está de parabéns por ter apresentado a sua versão do programa de combate a miséria no mesmo dia que em o Governo Federal lança o seu plano. É uma iniciativa louvável e podem contar com a parceria do ministério para o aprimoramento e desenvolvimento desse grande projeto, que certamente melhorará consideravelmente a vida de milhares de maranhenses", ressaltou a secretária Ana Fonseca.

Lançamento

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, ainda vai lançar oficialmente o Programa de Erradicação da Pobreza no Maranhão, que será voltado para o meio rural e contará com propostas inclusivas, ampliando o acesso aos diversos serviços sociais, à cidadania, capacitação e qualificação profissional, o que promoverá a geração de emprego e renda e a consequente elevação da renda familiar per capita.

O projeto maranhense está na mesma linha de atuação da Organização das Nações Unidas (ONU), que estabeleceu oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), dentre os quais, um é acabar com a fome e a miséria.

Washington Luiz solicitou à Ana Fonseca que verificasse a possibilidade de apresentar o Plano Brasil Sem Miséria na próxima reunião do Conselho de Gestão de Políticas Públicas do Governo do Estado (Congep), que acontecerá dia 21 de junho. Neste mesmo encontro, secretários estaduais conhecerão o Projeto de Erradicação da Pobreza, do Governo do Estado. "É importante apresentarmos as versões Federal e Estadual dos Programas aos nossos gestores para darmos conhecimento desses projetos e engajá-los nessa luta que proporcionará melhores condições de vida aos maranhenses e brasileiros", afirmou o vice-governador.

Já o secretário Francisco Gomes disse que espera contar com a participação dos municípios para o desenvolvimento desse projeto que vai contribuir para melhorar os índices sociais do Maranhão. "Envolver os municípios como aliados nesse programa é fundamental, pois só assim, conseguiremos combater as carências que temos hoje nos serviços públicos e a insuficiência de renda que atinge uma enorme parcela da nossa população", ressaltou.

Brasil sem miséria

O Programa do Governo Federal propõe retirar 16,2 milhões de brasileiros da extrema pobreza, por meio de ações de transferência de renda, acesso a serviços públicos nas áreas de educação, saúde, assistência social, saneamento e energia elétrica, e inclusão produtiva. O Brasil Sem Miséria vai localizar as famílias extremamente pobres e incluí-las de forma integrada nos mais diversos programas de acordo com as suas necessidades.

Fonte: Secom
Do Blog UM NOVO PT PARA O MARANHÃO

Nenhum comentário:

Postar um comentário