terça-feira, 26 de abril de 2011

Vereador Zé Lima participa de reunião que discute implantação de projeto ambiental

Prefeito Vanderlúcio propõe criação de parceria com municípios do corredor Carajás-MA para fortalecimento de projetos




O vereador Zé Lima/PT participou da reunião realizada ontem (25) às 14h no auditório da SEMED em que o prefeito através do seu gabinete em conjunto com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, apresentaram ao Conselho Municipal do Meio Ambiente - CMA, aos Agentes Sociais representantes da sociedade civil e aos Vereadores, as propostas com finalidades voltadas para discussões sobre a implantação de um novo modelo de políticas públicas sociais no município e todo corredor Carajás, com ênfase, às políticas ambientais, sustentáveis, socioeconômicas e culturais. As propostas têm como fundamento o disposto no artigo 225 da Constituição Federal Brasileira, as Diretrizes da Política Nacional do Meio Ambiente e os mecanismos que vêm sendo utilizados como estrutura de fortalecimento ambiental local.
O prefeito Vanderlúcio destacou a importância do município de São Pedro da Água Branca organizar-se internamente para discutir com a sociedade a elaboração de políticas públicas sociais, ambientais, sustentáveis, socioeconômicas e culturais. Portanto ressaltou que é indispensável a parceria entre os 27 municípios do Corredor Carajás-MA, para juntos discutirem tais políticas através de fóruns e comitês.
Durante a reunião o Executivo Municipal apresentou algumas propostas que foram aprovadas pelo CMA, e respaldados pelos vereadores presentes e representantes da sociedade civil organizada.
Dentre as propostas apresentadas destacam-se:


1 - Formulação de parcerias com outros municípios do Corredor Carajás no Maranhão a partir de diálogos que já vem sendo mantidos com alguns desses, como: Alto Alegre do Pindaré, Bom jardim, Monção, Vitória do Mearim e Ariri, através dos seus prefeitos, secretários municipais de meio ambiente e cultura, organizações da sociedade civil, vereadores, acadêmicos e técnicos consultores, afim de se dimensionar as demandas extraídas em conferências municipais do meio ambiente, educação, cultura; em estudos e pesquisas e outros eventos com ações similares.

2 - Rediscutir o diálogo de criação de FÓRUNS e COMITÊS, consorciando os municípios do Corredor Carajás-MA a fim de estabelecer ações pertinentes ao fortalecimento das políticas sociais, local e regional tomando como base as alternativas que foram construídas em eventos interessantes como a ECO 92, o Fórum Social Carajás em Parauapebas – PA em 2009 e Fórum Social Mundial em Belém – PA no mesmo ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário