quinta-feira, 21 de abril de 2011

Educação Especial: Escola Municipal Pedro Matias recebe Projeto Sala de Recursos Multifuncionais para atender alunos especiais

A professora Lusa, gestora da Escola Municipal Pedro Matias, realizou ontem (20) uma reunião com a comunidade escolar para tratar sobre Educação Especial e anunciou de maneira bastante entusiasmada que a partir do dia 25 de abril será inaugurada a Sala de Recursos Multifuncionais, onde se realizará o Atendimento Educacional Especializado – AEE.

A Sala de Recursos Multifuncionais é constituída de microcomputadores, monitores, fones de ouvido e microfones, scanner, impressora laser, teclado e colméia, mouse e acionador de pressão, laptop, materiais e jogos pedagógicos acessíveis, software para comunicação alternativa, lupas manuais e lupa eletrônica, plano inclinado, mesas, cadeiras, armário, quadro melanínico.

O Programa do Ministério da Educação tem como objetivo apoiar as redes públicas de ensino na organização e na oferta do Atendimento Educacional Especializado – AEE e contribuir com o fortalecimento do processo de inclusão educacional nas classes comuns de ensino, nesse sentido, atende a demanda das escolas públicas que possuem matrículas de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento ou superdotados/altas habilidades, disponibilizando as salas de recursos multifuncionais. Para tanto, é necessário que o gestor do município, garanta professor para o AEE, bem como o espaço para a sua implantação.

A prefeitura Municipal de São Pedro da Água Branca através da Secretaria Municipal de Educação aderiu ao programo e criou todas as condições para a instalação e funcionamento das Salas de Multimeios.

A Escola Pedro Matias conta com duas professoras capacitadas (Profª Consola e Profª Ivani Oliveira) que irão trabalhar com 15 alunos que foram previamente cadastrados.

O vereador Zé Lima/PT, presidente da Comissão Permanente de Educação da Câmara Municipal, participou da reunião e ressaltou a importância do projeto para garantir a efetiva educação inclusiva no município. Zé Lima elogiou o desempenho da prefeitura que por meio da Secretaria Municipal de Educação que vem contribuindo para desenvolvimento da educação em São Pedro da Água Branca.

Ao falar dos benefícios trazidos pelas salas de recursos multifuncionais o Secretário Municipal de Educação, professor Ivan, informou que nenhum outro município da região tem esse programa implantado. Uma clara demonstração de que nosso município está a cada dia avançando na busca da qualidade da educação.

O prefeito municipal, Vanderlúcio, compareceu e destacou que a prefeitura continuará dando total apoio e incentivo para que a educação continue avançando.
  
A reunião contou ainda com a presença do Secretário Municipal de Administração, Geraldo; Secretário Municipal Saúde, Peixoto; vereador Didi; Irmã Maria José; presidente do Sindicato dos Professores, professor Luis Macário; representantes do Conselho Escolar; representante do Conselho Municipal de Educação, representantes do Conselho Tutelar; pais e alunos.

Um comentário: