sábado, 5 de março de 2011

SAÚDE EM SÃO PEDRO DA ÁGUA BRANCA É UM CASO GRAVE


A COMISSÃO PERMANENTE DE EDUCAÇÃO, SAÚDE E ASSISTÊNCIA SOCIAL da Câmara Municipal de São Pedro da Água Branca, presidida pelo vereador Zé Lima/PT, reuniu-se ontem (04/03) com representantes da SINDSAÚDE – Sindicato dos Trabalhadores em Serviços de Saúde e o Secretário Municipal de Saúde, Francisco Taveira Peixoto.
A reunião durou cerca de três de horas e foi bastante proveitosa. Segundo o Vereador Zé Lima/PT, foi uma oportunidade para se discutir a problemática da saúde no município, e apontar algumas sugestões para solucionar alguns problemas mais urgentes. ‘Não podemos negar que o problema da saúde pública em São Pedro é muito sério. É uma realidade que não tem como esconder”, disse o vereador.

Dentre os principais problemas apontados pelos representantes do SINDSAÙDE encontra-se o número insuficiente de funcionários, principalmente Técnicos de Enfermagem, para garantir o funcionamento do hospital. De acordo a Delegada Sindical Dulciléia Pereira, atualmente o hospital vem funcionando de maneira precária com apenas 5 técnicos, enquanto o número suficiente seria de 10 servidores para a área. Quanto a esta questão o Secretário de Saúde, Peixoto, garantiu que já está sendo providenciado a contratação de mais 5 técnicos e que nos próximos dias essa situação será resolvida.
 A falta de Vigilância Sanitária também foi apontada como um grave problema, o Senhor Genivaldo (o Vovô) que há muito tempo atua na área, reclamou a falta de equipamentos, materiais e funcionário para fazer os serviços de fiscal sanitário, disse ser necessário cumprir a resolução nº 003/2001 de 05 de janeiro de 2001, que trata dos critérios básicos necessários para o funcionamento das vigilâncias sanitárias municipais.
A necessidade de um Diretor para o Hospital Municipal foi consenso entre os presentes na reunião, o próprio Secretário Municipal disse ser interessado na urgente indicação de uma pessoa para dirigir o hospital. “Verifica-se que o atualmente o Secretário de Saúde vem acumulando várias as tarefas, inclusive a de dirigente do hospital”, disse Zé Lima. Portanto torna-se imprescindível a urgente indicação de alguém para ocupar a função.

A condição física do prédio onde hoje funciona o hospital foi a questão mais debatida.
vereador Zé Lima disse que não tem nenhuma condição do hospital continuar funcionando naquele lugar, pois é eminente o risco de infecção hospitalar que correm as pessoas que são atendidas ali. O lugar é impróprio para funcionar como hospital.

O Secretário de Saúde também reconhece que o prédio não tem condições de funcionamento. Disse que, a proposta da prefeitura era de que o hospital iria funcionar naquele local por apenas 90 dias enquanto era realizada uma reforma no Sesp (Hospital), porém já se passaram praticamente 01 ano.Outros assuntos também foram tratados como: o não funcionamento do Consultório Odontológico, apesar do município se dispor de uma odontóloga e equipamentos para o consultório; a falta de EPIsFalta de material impresso, como: receituário, fichas etc; Lixo hospitalarCozinha/alimentaçãoescalas de funcionáriosSAMU13º salário para contratados.
O vereador Zé Lima disse que a COMISSÃO PERMANENTE DE EDUCAÇÃO, SAÚDE E ASSISTÊNCIA SOCIAL irá encaminhar um documento ao prefeito municipal solicitando providências e apontando sugestões para alguns casos. 

Participaram da reunião os Vereadores: Zé Lima/PT (presidente da Comissão), Gildeon (membro da Comissão), o Senhor Peixoto (Secretário Municipal de Saúde), e os representantes do SINDSAÚDE: Dulciléia Pereira, Maria Neusa, Genivaldo Indalino, Wildean Martins e Elizete Araújo.


6 comentários:

  1. Que a saude vai mal toda população sabe! E vai ficar boa quando tivermos um sindicato que efetivamente deixe de bajular o prefeito e passe a defender o interesse da categoria, e quando nossos veriadores passarem a usar a tribuna e os espaços politicos para reconhecer que nossa saude nunca teve tão rium como agora.

    ResponderExcluir
  2. Saúde Mau? Imagina. Isso que vocês Chaman de Saúde é um Vergonha Um lixo de Saúde. e todos os vereadores só vivem a bajular o prefeito. Cadê você, Vereador, Quando outros Prefeitos eram contra você, você atuava, pressionava, mas agora o bicho é maior.

    ResponderExcluir
  3. Saúde? as coisas aqui em são pedro vão de mal a pior, já faz mais de ano que o hospital do municipio está em reforma e olha que era pra ser 3 meses, e nem previsão de termino da reforma, e está funcionando precariamente em uma casa que não tem a minima infra-estrutura para funcionar como um hospital, falta funcionarios, falta medico, falta remedio, e falta competencia do gestor municipal para gerenciar a verba que vem pra saude, pra onde está indo todo esse dinheiro?

    ResponderExcluir
  4. Engraçado vereador,em outra administraçao vc dizia ser defensor do pv e agora?se juntou ao prefeito apenas para defender seu bolso?deixe de ser covarde e aprenda q vereador nao e para compactuar com ladroagem,seja honesto e defenda o pv,e nao essa robalheira q esta.

    ResponderExcluir
  5. esperanos q essa gangue temina no outro ano e não vem mais e volta todos p o seu lugar q não deveria ter saido nunca.Trabalhando en sala de aula e vau cai do salto com fé em deus e para de roba o dinheiro da escola,aproveite compre carros seus diretores e enche o bolso porque já estar terminando e não vai tem mais.

    ResponderExcluir
  6. OI jose, que bom ter notícias de vcs.
    Aqui é Walkenia, como é bom ver alguem comprometido com a população.
    SAUDADES...SAUDADES....

    ResponderExcluir